Cristãos estão entre refugiados lançados ao mar pela Marinha Indiana

  • 19/05/2025
Cristãos estão entre refugiados lançados ao mar pela Marinha Indiana
Cristãos estão entre refugiados lançados ao mar pela Marinha Indiana (Foto: Reprodução)

Autoridades indianas teriam forçado 40 refugiados entre cristãos e Rohingya – grupo étnico muçulmano que vive no estado de Rakhine, em Mianmar (antiga Birmânia) – a saltar de um navio da marinha e nadar até Mianmar.

Segundo a AP, estima-se que os refugiados estavam detidos em Nova Déli, capital da Índia. A Marinha Indiana os teria lançado ao mar em 8 de maio, oferecendo apenas coletes salva-vidas.

O grupo incluía idosos, crianças e mulheres, que foram lançados ao mar perto da fronteira marítima entre Índia e Mianmar, conforme a AP, com base em relatos da ONU, parentes dos refugiados e um advogado.

Os refugiados conseguiram alcançar a costa de uma ilha em Mianmar, mas, segundo o Comissário da ONU para os Direitos Humanos, seu paradeiro no país em conflito permanece desconhecido, conforme comunicado da agência divulgado na quinta-feira (15).

Na sexta-feira (16), cinco refugiados Rohingya informaram à AP que seus familiares estavam entre os detidos pelas autoridades indianas em 6 de maio. Eles teriam sido levados a um porta-aviões, onde a tripulação da Marinha indiana os lançou ao mar. Segundo os parentes, o grupo incluía 15 cristãos.

Direitos humanos

O relator especial da ONU sobre direitos humanos em Mianmar, Tom Andrews, classificou a ação da Índia como um "flagrante desrespeito às vidas e à segurança" daqueles que precisam de proteção internacional, considerando-a "nada menos que ultrajante", segundo a AP.

"Tais ações cruéis seriam uma afronta à dignidade humana e representariam uma grave violação do princípio de não devolução, um pilar fundamental do direito internacional que proíbe os Estados de retornarem indivíduos a um território onde enfrentam ameaças à sua vida ou liberdade", afirmou Andrews em um comunicado, segundo a AP.

O Comissário da ONU para os Direitos Humanos anunciou a nomeação de um perito da organização para investigar o que descreveu como "atos inaceitáveis e inconcebíveis".

"A agência da ONU pediu ao governo indiano que se abstenha de 'tratamentos desumanos e que colocam em risco a vida dos refugiados Rohingya, incluindo sua repatriação para condições perigosas em Mianmar'", relatou a AP.

O serviço de notícias citou Dilawar Hussain, advogado dos refugiados, que afirmou que as famílias apresentaram uma petição ao tribunal superior da Índia, solicitando que o governo viabilize seu retorno a Nova Déli. Segundo a AP, a Marinha e o Ministério das Relações Exteriores da Índia se recusaram a comentar o caso.

Segundo o CIA Factbook, a população de Mianmar é formada por 87,9% de budistas, 6,2% de cristãos, 4,3% de muçulmanos, 0,8% de animistas e 0,5% de hindus.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/cristaos-estao-entre-refugiados-lancados-ao-mar-pela-marinha-indiana.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes